sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

A singularidade do significado



                                                                                                                                   Imagem: Internet


Para Freud, as palavras possuem significados únicos para cada indivíduo, além de seu significado padrão imposto pela língua da qual cada um é regido. A variação de cultura apresenta diferentes expressões, por exemplo, um dos casos mais citados mundialmente é da expressão do sentimento de saudade presente unicamente na língua portuguesa – nas demais línguas, expressa-se através de palavras o sentir falta, não a saudade propriamente dita.

De uma maneira semelhante funciona cada indivíduo, este processo de sentimento que passa para o cérebro processar e então formular um diálogo. Exteriormente é somente aceito um único sentimento perante um objeto, situação ou pessoa, já no mundo interno – regido pelo inconsciente – não existe tamanha separação.

Criam-se então as situações de ambivalência, onde no inconsciente existem sentimentos distintos perante um mesmo assunto. Ali eles convivem em harmonia, porem, ao tentarem tornarem-se conscientes, são reprimidos pela barreira do recalque. Este processo faz uma espécie de seleção de sentimento, geralmente externalizando aquele que será mais bem aceito pela sociedade. Porém, uma parte do sentimento, talvez a mais relevante dela, mantém-se no inconsciente, como um conteúdo latente, agindo lentamente, buscando uma maneira de fazer-se presente até conseguir mostrar-se.

Assim, então, as palavras, os sentimentos, bem como os sonhos, muitas vezes não podem ser interpretadas com um mesmo significado em todos as situações e perante todas as pessoas. As ditas piadas, chistes, lapsos da fala, podem, de uma maneira, estão revelando o real significado de uma situação. O inconsciente busca maneiras discretas e menos doloridas de mostrar-se presente. Muitas vezes o significado das palavras somente é descoberto em análise, após investigação e direcionamento dado pelo psicanalista ao paciente para que ele possa realizar seu insight.

Os sonhos então manifestam-se de maneira muito semelhante. Apresentando conteúdos diversos, mesclados, sem sentido algum ao primeiro olhar, porem, após toda uma investigação da vida – atual e passada – do indivíduo, é possível realizar uma espécie de tradução de conteúdo. Conforme já citado, a análise é individual, os significados, sejam de imagens presentes em sonhos, ou em significados obscuros presentes nas palavras e discursos ditos, não podem ser considerados como padrão. Sendo assim, não é possível – ainda mais por não ser a tarefa da psicanálise – criar uma espécie de diagnostico e linha a ser seguida Ada vez que um determinado problema for apresentado por um paciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário